Ariovaldo Ramos
Determinismo
Determinismo
Por que você vai me matar? Porque é a vontade de deus!
Como você sabe que é a vontade de deus? Porque está escrito que é para matar os infiéis!
E por que você acha que eu sou infiel? Porque você não adora deus como está no livro!
Mas, no seu livro, não está escrito que tudo o que acontece é segundo a vontade de deus? Sim, tudo o que acontece é de acordo com a vontade de deus, segundo os seus desejos.
Então, nesse caso, eu sou infiel porque seu deus quis que eu o fosse. Exato, você é infiel porque meu deus quis assim.
Ora, se eu sou o que o seu deus queria que eu fosse, por que é que você vai me matar? Porque você não quer mudar e passar a servir meu deus.
Eu não consigo mudar, e se eu estou certo ao interpretar o seu livro, eu não consigo mudar porque o seu deus não quer que eu mude! Correto, tudo acontece segundo a vontade de meu deus!
Então, você vai me matar porque eu sou exatamente do jeito que o seu deus quer? Claro! Meu deus fez você assim para que eu o matasse!
Quer dizer que o seu deus fez uns para matar e outros para serem mortos? É desse jeito, eu fui feito para matar você, e você foi feito para morrer nas minhas mãos.
Você não pode fazer nada em relação a isso? Não, eu estou determinado por deus.
Isso é verdade em relação a qualquer ato humano, mesmo o mais hediondo? Esta é a verdade!
Quer dizer que não passamos de marionetes na mão de seu deus? Mais ou menos, mas, com muita sabedoria!
Antes que você atire, só mais uma questão: Você tem certeza de que isso não é apenas uma desculpa para que você faça o que quiser sem se sentir culpado? Me recuso a comentar isso… Bang!
Ninguém, ao ser tentado, diga:Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Tg 1.13
*
Determinismo é, na prática, uma falácia moral, pois, permite a qualquer um fazer o que quiser e colocar todo peso da culpa nas costas de um deus. É a desculpa perfeita para todo tipo de opressão, para todo tipo de segregação social.
Autor: Ariovaldo Ramos
Nenhum comentário
Deixe seu recado